Jump menu

Main content |  back to top

Energia, água e alimentos

Os sistemas de fornecimento de energia, água e alimentos estão ligados intimamente. Nas próximas décadas, a crescente demanda mundial fará ainda mais pressão sobre esses recursos essenciais. As mudanças climáticas poderão também intensificar a pressão. As indústrias e os outros setores precisarão trabalhar juntos para lidar com este relacionamento complexo, chamado de conexão energia, água e alimentos (link para a página global).

A Shell se associou a acadêmicos, especialistas das indústrias de energia, água e alimentos, especialistas dos governos e organizações não governamentais para discutir como lidar com esse desafio. Continuamos usando, por exemplo, novas abordagens e tecnologias avançadas com o objetivo de reduzir a quantidade de água doce que precisamos em nossas operações e aumentar nossa eficiência energética.

Em Omã, usamos canaviais para ajudar a limpar a água de nossas operações

Em Omã, usamos canaviais para ajudar a limpar a água de nossas operações

Eficiência energética

Ao aprender a usar energia de maneira mais eficiente, iremos conservar recursos e reduzir os gases de efeito estufa, criando assim um futuro mais saudável para nosso planeta. Sempre buscamos formas de tornar nossas operações mais eficientes na questão energética e de limitar nossas emissões de CO2. Desde 2005, seguimos um programa multibilionário para aumentar a eficiência energética em operações já existentes e em novos projetos. Também oferecemos a nossos consumidores produtos e conselhos que ajudam a consumir menos energia.

Acesso à energia

Investimos em programas comunitários que nos permitem usar nosso conhecimento para propiciar benefícios às comunidades locais, dando enfoque aos projetos relacionados à segurança nas estradas, desenvolvimento de empresas locais e garantia de acesso seguro e confiável à energia.

Para ajudar a melhorar o acesso à energia moderna nas residências de baixa renda, ajudamos na fundação da Aliança Global para Fogões Limpos, uma parceria público-privada que tem por objetivo ajudar 100 milhões de casas no mundo inteiro a adotar soluções limpas em suas cozinhas, até 2020.

Veja também

Ajudamos a suprir a demanda global de energia de maneira social, econômica e ambientalmente responsável.
A Shell foi uma das primeiras empresas de energia do mundo a reconhecer o problema da mudança climática e a incentivar governos, outros membros do setor e usuários a atuarem para mudar este quadro.