Jump menu

Main content |  back to top

Mobilidade mais inteligente

O número de carros nas ruas deve triplicar até 2050. Por isso, a Shell busca soluções inovadoras de contribuir para a crescente demanda de energia, diminuindo significativamente as emissões de CO2 e desenvolvendo combustíveis e lubrificantes mais eficientes.

Com a DRIVEN, a Shell pretende valorizar ideias de todo o canto do mundo, além de promover debates sobre futuros desafios do setor automobilístico.

São Paulo: a América Latina na DRIVEN

Desenho de carro: São Paulo

O Shell GameChanger e a Local Motors lançam a DRIVEN, uma competição que estimula a criação de carros que podem ajudar a enfrentar os futuros desafios globais da mobilidade.

A DRIVEN (Design of Relevant and Innovative Vehicles for Energy Needs, na sigla em inglês) incentiva a criação de designs de carros sob medida para necessidades específicas de motoristas de cinco cidades: Amsterdã, Bangalore, Basra, Houston e São Paulo.

São Paulo é a única representante latino-americana da competição, e se tornou a “capital mundial do helicóptero”. Cerca de 500 aeronaves sobrevoam a cidade, levando jornalistas e executivos que fogem dos congestionamentos todos os dias. As estradas não comportam o intenso tráfego e os paulistanos gastam horas do seu dia parados no trânsito.

Não podemos esquecer, no entanto, que a quantidade de carros e helicópteros contribuem significativamente para a poluição do ar em São Paulo. Além desses problemas, a população gasta cada vez mais com veículos blindados e segurança por conta dos altos índices de violência.

Será pensando nesses aspectos que os competidores poderão propor soluções para atenuar um dos principais desafios da maior capital brasileira. 

Saiba como participar

Acesse o site da Local Motors (www.local-motors.com) e junte-se a uma equipe de 14 mil co-criadores para aprender como designers, engenheiros e entuasiastas podem pensar juntos sobre as necessidades energéticas com base no design.

Quem se interessar, poderá participar de três formas:

  • Criar e inscrever um conceito de design;
  • Comentar e colaborar na criação dos conceitos;
  • Votar e escolher um vencedor — A votação acontecerá de 7 a 14 de fevereiro no site da Local Motors (www.local-motors.com).

As ideias poderão ser enviadas até o dia 7 de fevereiro e os resultados devem ser divulgados no dia 21 de fevereiro.

A Local Motors selecionará a opção mais inovadora para cada uma das cinco cidades e os criadores ganharão um prêmio de US$ 2 mil. Depois, um grupo de jurados da Shell escolherá a melhor solução dentre todas as criações locais para eleger o grande vencedor e premiá-lo com mais US$ 5 mil.

Investindo em energia mais limpa

Patrocinar a DRIVEN é uma das muitas formas com que o Shell GameChanger estimula inventores e inovadores de dentro e fora da empresa a desenvolver ideias criativas para superar os desafios energéticos. A equipe do Shell GameChanger escolhe as melhores ideias e disponibiliza fundos e conhecimentos técnicos para ajudar a implementá-las no mercado.

Saiba mais

Conheça outras iniciativas da Shell no mundo, buscando soluções e tecnologias inovadoras.