Jump menu

Main content |  back to top

Para nós é fundamental garantir padrões de segurança nas estradas, tanto por meio de iniciativas próprias quanto por parcerias globais que ajudam a melhorar o sistema viário de diversos países.

Parceria Mundial de Segurança Viária

Logo da Global Road Safety Partnership

A Shell apoia a Parceria Mundial de Segurança Viária (GRSP) para reduzir o número de acidentes nas cidades

Em âmbito mundial, a Shell apoia a organização não governamental suíça Global Road Safety Partnership – GRSP (Parceria Mundial de Segurança Viária). Criada em 1999 por iniciativa do Banco Mundial, da Cruz Vermelha e de um departamento de desenvolvimento do Reino Unido, a ONG busca implementar programas e políticas urbanas para redução do número de acidentes viários e suas consequências.

Na América Latina, o país-alvo é o Brasil, com 20 cidades atendidas em 2008. Da rede de parceiros, fazem parte cinco cidades indicadas pela Shell: Macaé (RJ), Jundiaí (SP), São José do Rio Preto (SP), Betim (MG) e Porto Alegre (RS).

É uma difícil tarefa administrar uma frota de mais de mil caminhões, que cruzam o país de Norte a Sul e, em 2008, transportaram mais de 8,8 bilhões de litros de produtos. As distâncias são enormes, e as condições, as mais adversas. Por isso, o Road Safety é de extrema importância para a empresa.

O programa de segurança nas estradas, implantado há 11 anos, contempla uma série de iniciativas, como a Operação de Segurança de Gerenciamento Avançada, aplicada nas quatro rotas denominadas de alto risco. São realizadas também as “auditorias invisíveis” — uma empresa contratada realiza filmagens e tira fotografias dos caminhões. Em 2009, essas auditorias foram mantidas nas de alto risco e estendidas a outras 25 rotas.

Os motoristas também recebem o Treinamento de Indução ao Motorista (TIM) e passam ainda por reciclagem a cada dois anos. Dentro da campanha Goal Zero, a empresa sorteou, em 2008, três automóveis entre motoristas e funcionários com zero acidente.

Veja também

Saiba mais sobre as iniciativas da Shell para promover a segurança em suas operações.