Jump menu

Main content |  back to top

O programa de voluntários da Shell Brasil

O programa de voluntários da Shell Brasil. O programa de voluntários da Shell Brasil.

O Saber Dividir – Programa de Voluntários da Shell Brasil – foi criado em 2000 para atender a diferentes expectativas e disponibilidades de participação voluntária dos colaboradores.

O programa busca estimular a postura cidadã dos funcionários da empresa, compartilhando os valores de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável e estimulando o debate e a participação em questões sociais.

O mesmo representa o time de voluntariado nacional do Shell Project Better World e divulga o SPBW-Earthwatch Fellowship Programme no Brasil.

 

"Quando a gente pensa que já sabe tudo, descobre que ainda falta saber dividir...o nosso tempo, informações, experiências, conhecimentos e recursos"

 

Histórico do programa

Quando foi criado, em fevereiro de 2000, o Saber Dividir funcionava com campanhas de doação e atividades de transmissão de experiência e conhecimento.

Quatro anos mais tarde, o programa se transformou na Gincana Saber Dividir. Os colaboradores foram divididos em equipes que competiam entre si para arrecadar donativos para instituições. Em sete anos, o projeto contabilizou aproximadamente 116 mil itens para as instituições e mais de 4.250 horas de trabalho voluntário em diferentes iniciativas.

Desde 2008 o projeto é organizado através de um comitê composto por funcionários voluntários.

Nosso comitê:

·  O Comitê é formado por funcionários de diversas áreas da Shell, que colaboram como Pontos Focais, mobilizando os demais em torno das campanhas e ações de voluntariado;

·  Os colaboradores escolhem as instituições que serão apoiadas pelo Comitê ao longo do ano. Estas, sugeridas pelos próprios funcionários.

·  A área de Investimentos Sociais se reúne periodicamente com os Pontos Focais para traçar planos de ações voluntárias.

O Saber Dividir também continua oferecendo oportunidades de voluntariado corporativo, como os programas da Junior Achievement e IniciativaJovem.

Shell Project Better World.

O Shell Project Better World (SPBW) é uma iniciativa global dos funcionários Shell e tem como objetivo ajudar as pessoas a construir um mundo melhor, através da troca de conhecimento e experiências.

Criado em 1997, o SPBW busca promover a responsabilidade social junto aos funcionários por meio de oportunidades de voluntariado e da incorporação do desenvolvimento sustentável em suas vidas.

Anualmente, o SPBW-Earthwatch Fellowship Program oferece aos funcionários a oportunidade de aprofundar a experiência de desenvolvimento sustentável a partir da participação em projetos de cunho ambiental conduzidos por ONGs em diversas partes do mundo.

Todos os projetos estão localizados próximos a áreas geográficas onde a Shell atua e foram selecionados com perspectiva de contribuir para o fortalecimento do compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade.