Jump menu

Shell Brasil

Shell Brasil

Selecionar país

Secondary Navigation | back to top

Main content |  back to top

Logo do IniciativaJovem

Ideias inovadoras e muito trabalho são fatores fundamentais de um projeto de sucesso. Por isso, a Shell Brasil apoia o IniciativaJovem, um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens de 18 a 30 anos desenvolvam seus próprios negócios.

Lançado no Rio de Janeiro em 2001, o IniciativaJovem é uma adaptação do Shell LiveWire, projeto internacional da Shell, criado em 1992, e presente hoje em mais de 25 países. O programa oferece suporte e estrutura para que jovens implementem seus próprios negócios, contrubuindo para o desenvolvimento sustentável e a inserção social do jovem por meio da promoção da cultura empreendedora.

Rede Sustentável

Fábio Lewin, da Coco Legal, formado pelo IniciativaJovem.

O empreendedor Fábio Lewin é dono da Coco Legal, que comercializa água de coco 100% natural.

Em 2006, foi criada a Rede de Empreendimentos Sustentáveis — formada com as empresas certificadas pelo programa e na qual o programa exerce a função de orientador, estimulando as relações institucionais e comerciais entre os empreendimentos e também com o mercado.

Atualmente, a rede conta 21 empreendimentos, que geram 46 postos de trabalho e tem faturamento anual médio de R$ 625 mil.

O IniciativaJovem recebeu, em 2002, a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para a entidade, o projeto contribui para aumentar a participação ativa de jovens na sociedade, ao promover maior inserção social e o protagonismo juvenil.

Segundo a Unesco, o programa incentiva a geração de oportunidades criando novas perspectivas de geração de renda e trabalho, prioritariamente aos jovens de baixa renda.

Prêmio Shell | InciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável

Em novembro de 2008, a Shell Brasil relançou o Prêmio Shell | IniciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável, que premiou os melhores empreendimentos sustentáveis desenvolvidos por jovens que fazem parte da Rede do IniciativaJovem. O principal objetivo da premiação é incentivar a cultura do empreendedorismo jovem no Brasil, dando credibilidade e chancela aos melhores projetos.

O evento fez parte do calendário da Semana Global de Empreendedorismo, realizada de 17 a 23 de novembro de 2008 no Brasil e em mais de 70 países.

O maior vencedor da edição 2008 foi Fábio Lewin, da Coco Legal, eleito a cara do empreendedorismo jovem. Ele ganhou nas categorias Empreendedor Sustentável, que levou em conta a trajetória pessoal que instigou o jovem a montar seu negócio, e Empreendimento Sustentável pela Coco Legal. A empresa é uma agroindústria, voltada para o estado do Rio de Janeiro, especializada na venda de água de coco orgânica, sem conservantes, que tem como destaque a preocupação em não produzir dejetos: as cascas dos cocos são transformadas em fibras que serão utilizadas como adubo nas plantações.

“O IniciativaJovem foi o primeiro lugar a que eu cheguei, em que não acharam que eu era maluco ou um aventureiro e isso foi muito importante. Dediquei a minha vida a Coco Legal e não teria chegado onde estou sem ajuda do Programa. Esse foi um dia muito especial”, ressaltou Lewin.