Jump menu

Main content |  back to top

Logo do IniciativaJovem

Ideias inovadoras e muito trabalho são fatores fundamentais de um projeto de sucesso. Por isso, a Shell Brasil apoia o Iniciativa Jovem, um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios.

Lançado no Rio de Janeiro em 2001, o Iniciativa Jovem é uma adaptação do Shell LiveWire, criado na em 1982, presente hoje em 14 países. Atualmente, é executado pelo CIEDS Brasil e tem apoio institucional do Instituto Euvaldo Lodi do Rio de Janeiro (IEL/RJ) e parceria com o SEBRAE/RJ, dentre outras instituições.

O objetivo do programa é contribuir para uma economia mais dinâmica, gerando oportunidades e reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. Ao longo de sua história, o programa teve cerca de 12 mil jovens inscritos.

Cerca de 1.000 foram capacitados, e 400 planos de negócio elaborados. O programa oferece, àqueles que chegam ao fim do processo, a oportunidade de receber o Selo Shell Iniciativa Jovem Empreendedimento Sustentável e ingressar na rede de jovens empreendedores.  Até hoje, cerca de 130 jovens já receberam este selo.

Rede Sustentável

Fábio Lewin, da Coco Legal, formado pelo IniciativaJovem.

O empreendedor Fábio Lewin é dono da Coco Legal, que comercializa água de coco 100% natural.

Em 2006, foi criada a Rede de Empreendimentos Sustentáveis — formada com as empresas certificadas pelo programa e na qual o programa exerce a função de orientador, estimulando as relações institucionais e comerciais entre os empreendimentos e também com o mercado.

Atualmente, a rede conta 25 empreendimentos, que geram 70 postos de trabalho e tem faturamento anual médio de R$ 625 mil.

O Iniciativa Jovem recebeu, em 2002, a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para a entidade, o projeto contribui para aumentar a participação ativa de jovens na sociedade, ao promover maior inserção social e o protagonismo juvenil.

Segundo a Unesco, o programa incentiva a geração de oportunidades criando novas perspectivas de geração de renda e trabalho, prioritariamente aos jovens de baixa renda.

Prêmio Shell | InciativaJovem de Empreendedorismo Sustentável

Em novembro de 2008, a Shell Brasil relançou o Prêmio Shell Iniciativa Jovem Empreendedorismo Sustentável, que premiou os melhores empreendimentos sustentáveis desenvolvidos por jovens que fazem parte da Rede do Iniciativa Jovem.

O principal objetivo da premiação é incentivar a cultura do empreendedorismo jovem no Brasil, dando credibilidade e chancela aos melhores projetos.

Vencedor da edição de 2008 Fábio Lewin, da Coco Legal, foi eleito a cara do empreendedorismo jovem. A empresa é uma agroindústria, voltada para o estado do Rio de Janeiro, especializada na venda de água de coco orgânica, sem conservantes, que tem como destaque a preocupação em não produzir dejetos: as cascas dos cocos são transformadas em fibras que serão utilizadas como adubo nas plantações.

“Eu descobri que era empreendedor e que a minha empresa era sustentável no Iniciativa Jovem, foi o primeiro lugar onde alguém acreditou em mim. Para todos eu era maluco e não empresário. O conhecimento e a rede de relacionamento me acompanham até hoje e não param de crescer. Com certeza sem o IniciativaJovem tudo teria sido mais difícil. Provavelmente a Coco Legal não chegaria onde está, talvez até não existisse”, ressaltou Lewin.

O IJ também está no facebook: https://www.facebook.com/shelliniciativajovem