Main content | back to top
Projetos da Ação Comunitária do Brasil
Há mais de 40 anos, a organização não governamental (ONG) Ação Comunitária do Brasil (ACB) contribui para a formação social de populações excluídas, buscando incentivar seu protagonismo e conquista de autonomia. A Shell apoia a ACB desde 1983.
A ACB foi criada por empresários do Rio de Janeiro com o objetivo de reduzir a marginalização da população carente, preparando-a para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e de iniciação profissional. Ela também oferece cursos de pintura, teatro e reciclagem para crianças entre 10 e 18 anos através do Projeto Arte na Comunidade.
Desde 2000, a Shell procurou formas de se envolver mais com o projeto e ampliar os benefícios de seu apoio. Em junho do mesmo ano, a Shell Brasil convidou os alunos do projeto Arte na Comunidade da ACB a conhecerem de perto, e retratá-la a seu modo, um modelo de Fórmula 1 da Ferrari, que utiliza combustível da empresa. A iniciativa foi o maior sucesso.
A Shell também participa do Conselho da Instituição e em 2000, 6 funcionários se voluntariaram para fazer um projeto de revisão estratégica para a instituição.
Arte e música
Em 2008, o grupo Kina Mutembua e Orquestra de Berimbaus, formado por jovens da ACB, participou do 28º Prêmio Shell de Música, que homenageou a cantora Maria Bethânia por sua contribuição à música popular brasileira.
A emoção que tomou conta dos jovens moradores de Cordovil não intimidou o grupo, que subiu ao palco tocando berimbaus e tambores de Ruanda.
Nos bastidores da premiação, os jovens presentearam a artista baiana com uma peça da Oficina de Cerâmica Negra da Maré, patrocinada pela Shell.