What are you looking for?

  • Assuntos mais procurados

Suas pesquisas recentes

    Menu

    O gás natural é o combustível fóssil com queima mais limpa. Nós o resgatamos com as mais avançadas tecnologias e recursos abaixo da superfície da Terra - dos poros das rochas à reservatórios - na superfície e abaixo d'água.

    O gás natural será uma parte vital do mix energético sustentável global, ajudando a apoiar as fontes de energia renováveis. Ao mesmo tempo, o mundo precisa responder às mudanças do clima, ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tais como o dióxido de carbono (CO2), enquanto captura CO2 de volta da indústria e das usinas de energia para armazenamento subterrâneo seguro.

    A Shell e a SSE estão trabalhando para desenvolver o primeiro projeto de gás no mundo de captura e armazenamento de carbono (CAC, ou CCS em inglês) de larga escala, na Escócia - o projeto CCS Peterhead (link para site Shell Reino Unido em inglês). Até 10 milhões de toneladas de emissões de CO2 poderão ser capturadas pela central elétrica de Peterhead e transportadas por um gasoduto marítimo, para que sejam armazenadas a longo prazo sob o Mar do Norte.

    Transportando energia resfriada

    Nós levamos gás natural para muitos municípios e cidades que ficam afastados dos campos de gás pelo mundo. Para isso, nós resfriamos o gás natural a -162° Celsius, e encolhemos seu volume em 600 vezes,  até que forme um líquido, o que possibilita o seu armazenamento e envio com maior facilidade e segurança. Quando o gás natural liquefeito (GNL) chega ao seu destino, nós o transformamos novamente em gás para o encanar para casas e negócios.

    O gás natural também tem o potencial de ajudar a suprir a crescente demanda global de transporte. Quando convertido em diferentes formas, ele pode abastecer barcos, caminhões, ônibus e trens. Estamos ajudando a abastecer mais veículos usando GNL.

    Uma revolução marítima

    Estamos construindo a maior instalação flutuante marítima do mundo, capaz de resgatar o gás natural no mar e transformá-lo em GNL para armazenamento e envio. A Prelude FLNG operará ao largo da costa da Austrália, produzindo GNL para satisfazer as necessidades anuais de gás natural de uma cidade do tamanho de Hong Kong.

    Mover a produção e o processamento para o alto-mar é uma inovação importante que traz novos e imensos recursos energéticos ao nosso alcance. Também ajuda a evitar o possível impacto ambiental de construir e operar uma planta em terra, incluindo a colocação de gasodutos até a costa e a construção de outras infraestruturas.

    Saiba mais sobre a Prelude FLNG no nosso website global

    Gás natural para produção

    As atuais centrais elétricas alimentadas a gás emitem a metade do CO2 das usinas de carvão, desde a extração do combustível até à geração de eletricidade. Para a maioria dos países, o uso de mais gás na geração de energia pode fazer a maior, mais rápida e mais acessível contribuição para cumprir as metas de redução de emissões a curto prazo.

    Produtos líquidos de alta qualidade

    No Qatar, onde há o maior campo de gás do mundo, nós construímos uma planta gigantesca chamada Pearl GTL, que transforma gás natural em produtos líquidos que, de outra maneira, seriam derivados do petróleo. Estes incluem lubrificantes, combustível para transporte e as matérias-primas para substâncias químicas e detergentes.

    O novo Shell Helix Ultra com a tecnologia PurePlus é um lubrificante que contém um oléo de base cristalino, feito de gás natural, com praticamente nenhuma das impurezas encontradas no óleo cru. Ele pode ajudar a aumentar a vida útil do motor e reduzir o consumo, dentre outros benefícios.

    Saiba mais sobre gás natural no nosso website global

    Mais sobre Energia e Inovação

    Shell Cenários

    Como será o mundo daqui a 100 anos? A Shell explora o futuro considerando a economia, oferta e demanda energéticas, mudanças geopolíticas e sociais, entre outros.

    Impulsionando o Progresso Juntos

    Estima-se que a demanda global por energia, água e alimentos aumente 40-50% até 2030 devido ao aumento da população e à rápida urbanização. Como poderemos enfrentar esse desafio?

    Você também pode gostar

    Relatórios e Publicações

    Leia nossos relatórios de sustentabilidade e veja como contribuímos para o desenvolvimento sustentável. Leia também a revista Notícias Shell.

    Nossa abordagem

    Contribuir com o desenvolvimento sustentável significa ajudar a atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.