Main content | back to top
Novidades e Press Releases
Brasil disputa a Shell Eco-Marathon 2012
A Shell Eco-Marathon é uma iniciativa global da Shell, com três eventos anuais, realizados na Europa, Américas e Ásia, reunindo futuros líderes em Ciências e Engenharia, apaixonados por encontrar soluções inovadoras para os desafios globais de energia.
As quatro equipes brasileiras competem na categoria Protótipo, com modelos que tentarão bater o impressionante recorde de 1.090,4 Km percorridos com apenas 3,78 litros de combustível (1 galão) — marca alcançada no ano passado pela equipe da Université Laval de Quebec, que participa novamente do evento.
Gabriel Nocito, da UFRJ, testa o modelo da equipe Sparta
Gabriel Nocito, aluno de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sabe o quanto a competição será importante para o seu futuro:
“Além de a participação já ser um prêmio para a equipe, estar na Shell Eco-Marathon representa lidar com imprevistos em outro país e se relacionar bem com as melhores equipes e profissionais de todo o mundo. Qual empresa não quer funcionários que mostrem os melhores resultados, que sejam dinâmicos, interdisciplinares e com uma experiência internacional?”, questiona o membro da equipe Sparta.
Para o estudante da UFRJ o desafio profissional também será importante: “Construir o primeiro veículo elétrico da universidade a partir do zero não é um projeto simples. Utilizar bem os poucos recursos disponíveis, tanto materiais e humanos como financeiros, é uma missão peculiar onde são testadas diariamente diversas capacidades e habilidades de um engenheiro”.
Já Diogo Faria Wood, da equipe ECO-Veículo, da Universidade Federal de Itajubá/MG (Unifei), entende que seu time está bem preparado. “Este ano temos uma equipe forte e técnica. A Shell Eco-Marathon sempre foi um sonho e estamos trabalhando para conquistá-lo, pois nossa expectativa é o pódio. Estamos confiantes que o nosso protótipo está no mesmo nível de EUA, Canadá e México”, afirmou o aluno de Engenharia de Controle e Automação.
Além destes, outros dois times do Brasil estão inscritos na competição: E³ – Equipe de Eficiência Energética da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e GCEE – Grupo Cataratas de Eficiência Energética da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
“A Shell Eco-Marathon é uma parte importante do desafio energético que o nosso planeta está enfrentando,” diz Mark Singer, gerente Global de Projetos da Shell. “O futuro exigirá um mosaico de soluções energéticas e nós acreditamos que estamos contribuindo para um futuro energético mais inteligente, com opções mais responsáveis para nossos clientes, além de oferecer opiniões confiáveis para os nossos mercados e para os responsáveis pela definição de políticas. A Shell Eco-Marathon é uma experiência fantástica para alunos e espectadores”, completa o executivo.
Vale lembrar que um protótipo brasileiro já faturou o primeiro lugar na competição. Em 2009, o projeto da Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG) venceu o prêmio Design na Shell Eco-Marathon Américas com seu modelo inovador e arrojado, batizado de Sabiá 6. Desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da Escola de Design, o veículo foi inspirado em carros Bugattis da década de 30, e no super-herói Homem de Ferro.
Além da competição, a Shell organizará junto ao The New York Times a “Cúpula de Energia 2012: Terra 2050 – A Conexão entre Alimentos, Energia e Água”, que contará com representantes dos setores político, ambiental, empresarial e acadêmico.
Histórico do evento
A Shell Eco-Marathon começou em 1939, no laboratório de pesquisas da Shell, nos Estados Unidos, como uma aposta amistosa entre os cientistas, para ver quem tinha o veículo que percorria a maior distância com o menor gasto de combustível. O vencedor daquela competição alcançou com dificuldade 50 milhas por galão (21 km/l) e, a partir dessa origem humilde, começou uma competição de forma mais organizada.
A primeira edição da Shell Eco-Marathon nos mesmos moldes de hoje aconteceu na França, em 1985. Em abril de 2007, foi lançada a competição das Américas e, em 2010, foi a vez de a Malásia receber a edição inaugural da Shell Eco-Marathon Ásia.
- Para obter mais informações sobre os eventos de 2012 em todo o mundo, incluindo instruções para inscrição, programação e regras oficiais da Shell Eco-Marathon Américas 2012 (em inglês), visite o site: www.shell.com/ecomarathon
Veja também