Main content | back to top
Novidades e Press Releases
Destaques da Shell no 2º dia da Rio Oil & Gas 2012
Falando no painel sobre o “Desenvolvimento da cadeia de fornecedores”, o executivo apresentou à plateia a visão dos operadores no desenvolvimento dos arranjos produtivos locais para a geração de parques supridores de bens e serviços nas atividades de óleo e gás.
Guimarães fez um balanço do setor de exploração e produção, desde 2005 até hoje, mostrando que a indústria mudou, os investimentos aumentaram, e agora a demanda cresce mais rapidamente que a oferta. “O desafio setorial mudou de criar demanda para incrementar a capacidade com competitividade, respondendo às lacunas identificadas para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores”. O diretor de produção da Shell destacou ainda que um desafio, mas também uma oportunidade, é desenvolver a capacidade competitiva para exportação.
Osman Tosun, gerente de desenvolvimento de Bijupirá & Salema, na Bacia de Campos, participou do painel sobre “Revitalização de campos maduros offshore”. O executivo apresentou as tecnologias para recuperação de petróleo implementadas nas duas concessões, ambas operadas pela Shell. “Hoje produzimos 20 mil barris por dia em Bijupirá & Salema. Desde o início de sua operação, considerando o projeto piloto, já foram produzidos 120 milhões de barris”, explicou Tosun. Ao relatar a importância da recuperação de campos maduros, ele explicou que a Shell já conseguiu recuperar 13 milhões de barris em Bijupirá & Salema.
O presidente da Shell Brasil Petróleo, André Araujo, comentou o anúncio da 11ª rodada, confirmada pelo governo para 2013. “Saúdo a decisão do governo, que é tomada na direção do crescimento do país. A Shell vai olhar com muita atenção as áreas que vierem a leilão. Torço para que a realização da 11ª rodada marque a retomada da regularidade dos leilões”.
Participam de conferências nos próximos dias:
- Keith Lewis – “Novas fronteiras do conhecimento na prevenção, intervenção e resposta a vazamentos de óleo”: 19/09, às 16h30. Sala 203 C
- John Hollowell - “Segurança operacional offshore e seus impactos”: 20/09, às 14h30. Sessão Plenária.