Main content | back to top
Novidades e Press Releases
Demanda por energia irá dobrar até o meio do século, destaca presidente da Shell durante Rio Oil & Gas 2012
Pela primeira vez na história, destacou o executivo, a companhia anglo-holandesa espera produzir mais gás do que óleo em 2012, contribuindo para diminuir a emissão de dióxido de carbono na produção de combustíveis.
A tecnologia de captura e armazenamento de CO2 foi outro ponto alto da apresentação de Araujo, que pontuou: “No Brasil, como no resto do mundo, a indústria de energia é o oxigênio da economia. Não se pode simplesmente ter desenvolvimento econômico sustentável sem um sistema de energia seguro, confiável e acessível”, finalizou o presidente da companhia.
Gerald Schotman, diretor mundial de Tecnologia da Shell, foi outro integrante das atividades do primeiro dia da Rio Oil & Gas. Schotman palestrou na conferência sobre “Reservas não convencionais”, em que também chamou a atenção para o aumento na necessidade mundial de energia: “Não há dúvida: o mundo precisa de mais energia. Todos os dias este planeta torna-se o lar de cerca de 200 mil pessoas, o que equivale a adicionar a população da cidade do Rio de Janeiro para o mundo a cada mês”. E para atender a essa crescente demanda, a Shell está investindo alto em novas tecnologias: mais de um bilhão de dólares anualmente ao longo dos últimos anos.
Outro conferencista da Shell foi Alvaro Belloso, gerente de projetos da companhia, que compôs a mesa sobre a “Produção de óleos pesados offshore”. O executivo destacou o projeto Parque das Conchas (BC-10) e os prêmios que a Shell recebeu internacionalmente em reconhecimento a seu trabalho no Brasil, como o troféu de Excelência em Integração de Projeto, oferecido pela Conferência Internacional de Petróleo e Tecnologia (IPTC, em inglês) pelo sucesso em gerenciar e dirigir um projeto integrado de petróleo e gás desde a descoberta à produção, usando soluções de tecnologia de ponta.
Participam das conferências nos próximos dias:
- Antônio Guimarães – “Desenvolvimento da cadeia de fornecedores”: 18/09 às 14h30. Sala 203 B
- Osman Tosun – “Revitalização de campos maduros offshore”: 18/09, às 14h30. Sala 202 A/B
- Keith Lewis – “Novas fronteiras do conhecimento na prevenção, intervenção e resposta a vazamentos de óleo”: 19/09, às 16h30. Sala 203 C
- John Hollowell - “Segurança operacional offshore e seus impactos”: 20/09, às 14h30. Sessão Plenária.