Jump menu

Shell Brasil

Shell Brasil

Selecionar país

Secondary Navigation | back to top

Main content |  back to top

Novidades e Press Releases

Demanda por energia irá dobrar até o meio do século, destaca presidente da Shell durante Rio Oil & Gas 2012

Rio de Janeiro – Crescimento da demanda por energia, conteúdo local, produção de biocombustíveis, sustentabilidade e novas tecnologias foram alguns dos destaques da apresentação de André Araujo, presidente da Shell Brasil Petróleo, que participou da conferência sobre “O papel da indústria do petróleo na promoção do desenvolvimento econômico sustentável”, realizada nesta segunda-feira, primeiro dia da Rio Oil & Gas 2012. Segundo Araujo, o Brasil tem liderado mundialmente a produção de energia sustentável.

Pela primeira vez na história, destacou o executivo, a companhia anglo-holandesa espera produzir mais gás do que óleo em 2012, contribuindo para diminuir a emissão de dióxido de carbono na produção de combustíveis.

A tecnologia de captura e armazenamento de CO2 foi outro ponto alto da apresentação de Araujo, que pontuou: “No Brasil, como no resto do mundo, a indústria de energia é o oxigênio da economia. Não se pode simplesmente ter desenvolvimento econômico sustentável sem um sistema de energia seguro, confiável e acessível”, finalizou o presidente da companhia.

Gerald Schotman, diretor mundial de Tecnologia da Shell, foi outro integrante das atividades do primeiro dia da Rio Oil & Gas. Schotman palestrou na conferência sobre “Reservas não convencionais”, em que também chamou a atenção para o aumento na necessidade mundial de energia: “Não há dúvida: o mundo precisa de mais energia. Todos os dias este planeta torna-se o lar de cerca de 200 mil pessoas, o que equivale a adicionar a população da cidade do Rio de Janeiro para o mundo a cada mês”. E para atender a essa crescente demanda, a Shell está investindo alto em novas tecnologias: mais de um bilhão de dólares anualmente ao longo dos últimos anos.

Outro conferencista da Shell foi Alvaro Belloso, gerente de projetos da companhia, que compôs a mesa sobre a “Produção de óleos pesados offshore”. O executivo destacou o projeto Parque das Conchas (BC-10) e os prêmios que a Shell recebeu internacionalmente em reconhecimento a seu trabalho no Brasil, como o troféu de Excelência em Integração de Projeto, oferecido pela Conferência Internacional de Petróleo e Tecnologia (IPTC, em inglês) pelo sucesso em gerenciar e dirigir um projeto integrado de petróleo e gás desde a descoberta à produção, usando soluções de tecnologia de ponta.

Participam das conferências nos próximos dias:

  • Antônio Guimarães – “Desenvolvimento da cadeia de fornecedores”: 18/09 às 14h30. Sala 203 B
  • Osman Tosun – “Revitalização de campos maduros offshore”: 18/09, às 14h30. Sala 202 A/B
  • Keith Lewis – “Novas fronteiras do conhecimento na prevenção, intervenção e resposta a vazamentos de óleo”: 19/09, às 16h30. Sala 203 C
  • John Hollowell - “Segurança operacional offshore e seus impactos”: 20/09, às 14h30. Sessão Plenária.