Main content | back to top
Novidades e press releases
Peça "O Jardim" leva a melhor no Prêmio Shell de Teatro de São Paulo 2012
A grande homenageada da noite, Mariângela Alves de Lima reforçou a importância da crítica teatral e lembrou que o público é o maior de todos os críticos. Emocionada, agradeceu a amigos, familiares e à Shell pelo reconhecimento da sua profissão.
Em sintonia com os aplausos do público, os jurados elegeram Rodrigo Bolzan como Melhor Ator pela atuação em “Oxigênio”, e Roberta Estrela D’Alva como Melhor Atriz por “Orfeu mestiço, Uma hip-hópera brasileira”.
Premiação
Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).
Júri
A tarefa de escolher os melhores entre tantos excelentes trabalhos desenvolvidos nos palcos de São Paulo coube ao júri formado Alexandre Mate (professor e pesquisador teatral), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro), Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora) e Valmir Santos (jornalista).
Este foi o último ano em que Valmir Santos contribui para a escolha dos premiados. Na próxima edição, caberá a Carlos Eduardo Colabore assumir a tarefa.
Confira a lista completa dos vencedores do 24º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:
Música
Gregory Slivar por “Prometheus – A tragédia do fogo”
Iluminação
Rodolfo García Vázquez e Leonardo Moreira Sá por “Cabaret Stravaganza”
Figurino
Joana Porto por “O idiota – uma novela teatral”
Cenário
Marisa Bentivegna por “O Jardim”
Categoria especial
Grupo Tapa pela defesa da política de repertório no projeto “O repertório de verão, Grupo Tapa e Cia”
Direção
Nelson Baskerville por “Luis Antonio – Gabriela”
Autor
Leonardo Moreira por “O Jardim”
Ator
Rodrigo Bolzan por “Oxigênio”
Atriz
Roberta Estrela D’Alva por “Orfeu mestiço – Uma hip-hópera brasileira”
Homenagem
Mariângela Alves de Lima pelos 40 anos de trabalho ininterrupto e inestimável dedicados à crítica e à pesquisa do teatro brasileiro.
Para imagens de divulgação do Prêmio, visite a sala de imprensa da Shell Brasil (www.shell.com.br) ou a sala de imprensa do site Argosfoto (http://www.argosfoto.com.br/sala.asp).