Jump menu

Shell Brasil

Shell Brasil

Selecionar país

Secondary Navigation | back to top

Main content |  back to top

Novidades e press releases

Peça "O Jardim" leva a melhor no Prêmio Shell de Teatro de São Paulo 2012

Com dois prêmios, o espetáculo “O Jardim” se destacou na 24ª edição do Prêmio Shell de Teatro. A peça ganhou em duas das três categorias as quais estava concorrendo: Marisa Bentivegna pelo Melhor Cenário, e Leonardo Moreira por Melhor Autor. A festa de premiação, que reuniu nesta terça-feira (20) importantes nomes da classe teatral no Espaço Araguari, em São Paulo, foi apresentada por Luciano Chirolli, ganhador do troféu de Melhor Ator na 23ª edição pela peça “As Três Velhas”.

A grande homenageada da noite, Mariângela Alves de Lima reforçou a importância da crítica teatral e lembrou que o público é o maior de todos os críticos. Emocionada, agradeceu a amigos, familiares e à Shell pelo reconhecimento da sua profissão.

Em sintonia com os aplausos do público, os jurados elegeram Rodrigo Bolzan como Melhor Ator pela atuação em “Oxigênio”, e Roberta Estrela D’Alva como Melhor Atriz por “Orfeu mestiço, Uma hip-hópera brasileira”.

Premiação
Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Júri

A tarefa de escolher os melhores entre tantos excelentes trabalhos desenvolvidos nos palcos de São Paulo coube ao júri formado Alexandre Mate (professor e pesquisador teatral), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro), Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora) e Valmir Santos (jornalista).

Este foi o último ano em que Valmir Santos contribui para a escolha dos premiados. Na próxima edição, caberá a Carlos Eduardo Colabore assumir a tarefa.

Confira a lista completa dos vencedores do 24º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Música
Gregory Slivar por “Prometheus – A tragédia do fogo”

Iluminação
Rodolfo García Vázquez e Leonardo Moreira Sá por “Cabaret Stravaganza”

Figurino
Joana Porto por “O idiota – uma novela teatral”

Cenário
Marisa Bentivegna por “O Jardim”

Categoria especial
Grupo Tapa pela defesa da política de repertório no projeto “O repertório de verão, Grupo Tapa e Cia”

Direção
Nelson Baskerville por “Luis Antonio – Gabriela”

Autor
Leonardo Moreira por “O Jardim”

Ator
Rodrigo Bolzan por “Oxigênio”

Atriz
Roberta Estrela D’Alva por “Orfeu mestiço – Uma hip-hópera brasileira”

Homenagem
Mariângela Alves de Lima pelos 40 anos de trabalho ininterrupto e inestimável dedicados à crítica e à pesquisa do teatro brasileiro.

Para imagens de divulgação do Prêmio, visite a sala de imprensa da Shell Brasil (www.shell.com.br) ou a sala de imprensa do site Argosfoto (http://www.argosfoto.com.br/sala.asp).