Jump menu

Main content |  back to top

Novidades e press releases

Shell celebra participação de estudantes fluminenses no Fórum Internacional de Jovens Empreendedores, na Argentina

Evento reúne jovens latino-americanos premiados pela Junior Achievement, fundação apoiada pela Shell desde 2000

Rio de Janeiro, 09 de Junho de 2014

Seis dias de imersão na cultura de empreendedorismo, liderança e trabalho em equipe. Este foi o saldo do Fórum Internacional de Jovens Empreendedores - FIE, realizado em maio em Córdoba, Argentina.

O evento reúne jovens latino-americanos premiados em programas da Junior Achievement – fundação apoiada pela Shell desde 2000. Para estudantes brasileiros, o FIE é uma segunda etapa do programa Miniempresa, que promove o empreendedorismo entre estudantes de ensino médio e que é apoiado pela Shell.

 

“Os Melhores Achievers de cada semestre do Miniempresa vão para FIE, que oferece atividades ainda mais aprofundadas em empreendedorismo e liderança. O apoio ao empreendedorismo e a produtos e métodos inovadores é uma marca da Shell.

Ao financiar a ida desses jovens ao FIE, os estimulamos ainda mais a seguirem empreendendo”, analisa Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell no Brasil.

 

Organizado pela Junior Achievement, o programa Miniempresa acontece durante 15 semanas, duas vezes ao ano, em diversas escolas de ensino médio.

Os estudantes têm lições de finanças, marketing, recursos humanos e produção ministradas por voluntários da Shell e de outras companhias. Através destas aulas, os jovens aprendem a organizar e operar uma empresa, desenvolvendo seus próprios negócios.

Ao final do programa, a organização da Junior Achievement elege o Melhor Achiever de cada semestre e, com o apoio da Shell, estes estudantes participam do FIE – que anualmente reúne cerca de 600 jovens, oriundos de 15 países.

 

Através do suporte da Shell, dois estudantes fluminenses participaram do FIE 2014: Raíssa Pantaleão, da Ilha do Governador, e Davi Santos, de Guaratiba. A Miniempresa de Raíssa produzia bijuterias em couro e tecido. Ela iniciou o projeto como funcionária, conquistou o cargo de diretora de marketing e foi eleita a Melhor Achiever do Miniempresa no primeiro semestre de 2013.

Como destaques do Fórum, ela aponta o intercâmbio cultural entre alunos de diferentes países e as conferências, que estimulam o crescimento e a autoconfiança dos estudantes. “O FIE consegue desenvolver o espírito empreendedor nos jovens. Ele nos muda e nos ensina a descobrir nossos próprios talentos”, avalia.

 

Davi Santos foi o presidente da Miniempresa Bonecológicos, produtora de bonecos com sementes de plantas. O objetivo do brinquedo é ensinar às crianças a importância da água para os seres vivos e despertar nelas o senso de responsabilidade, uma vez que a germinação da planta depende dos cuidados dos pequenos. Apontado como o Melhor Achiever do segundo semestre de 2013, Davi destaca como pontos principais do FIE a troca de experiência entre os participantes e a importância do trabalho em equipe.

“O FIE, assim como o programa Miniempresa, reforça a importância de um grupo firme e unido. Quando todos trabalham com o mesmo objetivo, as coisas ficam bem melhores”, conclui.

 

O Fórum Internacional de Jovens Empreendedores é organizado pela Junior Achievement e tem como objetivo desenvolver nos participantes atitudes empreendedoras e promover a integração entre diferentes culturas.

Há 14 anos, a Shell apoia a instituição, incentivando seus colaboradores ao voluntariado e proporcionando-lhes a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Desde 2000, cerca de 500 funcionários da companhia já participaram do projeto como voluntários em programas que beneficiaram mais de cinco mil jovens.

 

Sobre a Junior Achievement

 

Criada nos Estados Unidos em 1919, a Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Seu principal objetivo é incentivar o empreendedorismo e a educação em economia e negócios.

 

 

Para mais informações:

 

Assessoria de Imprensa Shell Brasil:

Glauco Paiva

(21) 3984-7413

glauco.paiva@shell.com

 

Igor Baiense

(21) 3984-7897

igor.baiense@shell.com

Page Tools