Jump menu

Main content |  back to top

Novidades e press releases

Shell anuncia venda de participação em BC-10

Companhia vende 23% de participação no projeto para a Qatar Petroleum Internacional

Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2014

A Shell anuncia nesta quarta-feira um acordo para vender 23% de participação no projeto offshore de Parque das Conchas (BC-10) para a Qatar Petroleum International, por cerca de US$ 1 bilhão.
 
A conclusão da venda está sujeita à aprovação regulatória da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
 
A Shell continuará a operar BC-10, com uma participação de 50%, e mantém uma presença significativa em exploração e produção de petróleo e gás no Brasil.

Além da recente participação no consórcio vencedor do leilão de Libra, a companhia anglo-holandesa opera atualmente dois navios flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) em águas brasileiras - o Espírito Santo, no Parque das Conchas, e o Fluminense, nos blocos de Bijupirá & Salema.
 
Atualmente, o Parque das Conchas produz cerca de 50 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia. Desde que entrou em operação em 2009, já produziu mais de 80 milhões de boe.

A Fase 2 do projeto, que conectou o reservatório Argonauta O-Norte ao FPSO Espírito Santo, entrou em operação em 1º de outubro de 2013, com um pico de produção esperado de 35 mil boe por dia.

A decisão final de investimento para a Fase 3 de BC-10 foi tomada em julho de 2013 e, uma vez em produção, deve chegar a um pico de 28 mil boe por dia.
 
A Shell tem ainda outros ativos no Brasil, incluindo o negócio de lubrificantes e a participação na joint venture Raízen, maior produtora de etanol de cana de açúcar do país.
__________________________________________________________________
 
Assessoria de Imprensa Shell Brasil
Glauco Paiva
(21) 3984-7413
glauco.paiva@shell.com
 
Igor Baiense
(21) 3984-7897
igor.baiense@shell.com
 
Cajá – Agência de Comunicação
Priscilla Gonçalves – priscilla@caja.com.br
Paula Ceccon – paula@caja.com.br
(21) 2217-1403