Shell Iniciativa Empreendedora inicia aulas neste sábado

Programa capacita empreendedores para o setor de óleo e gás

Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2013 – Será neste sábado, 14 de setembro, a primeira aula do Shell Iniciativa Empreendedora, nos polos de Macaé (RJ) e Vila Velha (ES). Programa da Shell executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o Iniciativa Empreendedora tem o objetivo de estimular a cultura da sustentabilidade, inovação e o empreendedorismo, visando o desenvolvimento socioeconômico e a formação de líderes empresariais articulados com a cadeia de óleo e gás.

As aulas fazem parte da terceira etapa do programa, na qual os empreendedores recebem capacitação para auxiliá-los a elaborar um plano de negócios. Nessa fase, são abordados conteúdos como marketing, gestão de pessoas, legislação para pequenos empreendimentos, elementos de valor da cadeia de óleo e gás, além de assessoria técnica especializada para ajudar a potencializar o empreendimento.

Ao final dessa etapa, o empreendedor submete seu plano de negócios à avaliação de uma banca, composta por profissionais da área. O resultado indica os participantes que continuarão no projeto e que se apresentarão na Feira de Oportunidades. Além disto, os melhores avaliados de cada polo receberão prêmios que totalizam R$ 20.000,00.

“O programa tem como diferencial a busca pela inserção dos empreendimentos de diferentes segmentos na cadeia produtiva de óleo e gás, que é forte e gera oportunidades na região”, disse Loren Almeida, Gestora do Shell Iniciativa Empreendedora.

Além destas etapas, o programa prevê ainda, a partir de outubro, um ciclo de palestras abertas ao público, que serão gratuitas e irão abordar temas ligados ao empreendedorismo e à cadeia de óleo e gás.

O Shell Iniciativa Empreendedora é um programa de investimento social que oferece gratuitamente formação, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis, para que empreendedores com mais de 20 anos desenvolvam seus próprios negócios de tal modo que se tornem potenciais fornecedores para o setor de óleo e gás do norte fluminense e sul capixaba.