Shell anuncia seu novo CEO

Ben van Beurden, diretor de Downstream, sucederá Peter Voser como executivo chefe a partir de 1º de janeiro de 2014

Rio de Janeiro, 09 Julho de 2013 – O conselho do grupo Royal Dutch Shell divulgou nesta terça-feira o nome de seu novo CEO. O atual diretor de Downstream, Ben van Beurden, substituirá Peter Voser no cargo de executivo chefe da companhia. Voser, que esteve no Brasil em abril para celebrar o centenário da companhia no país, anunciou sua aposentadoria e deve deixar a Shell em março de 2014, marcando o fim de uma carreira de 29 anos com a Shell.

O presidente do conselho da Shell, Jorma Ollila, destacou a carreia do novo CEO ao fazer o anúncio: "Ben tem profundo conhecimento da indústria e experiência executiva comprovada por seu trabalho em diversas unidades de negócios da Shell.  Ele continuará a conduzir e desenvolver a agenda estratégica que nos propusemos a seguir.”

Ben van Beurden ingressou na Royal Dutch Shell em 1983 e ocupou diversas funções técnicas e comerciais tanto nos negócios de Upstream quanto Downstream. O executivo já trabalhou na Holanda, África, Malásia, EUA e, mais recentemente, no Reino Unido. O novo CEO visitou o Brasil no início deste ano, logo após assumir a posição de Diretor de Downstream do Grupo Shell.

Notas para editores

De nacionalidade holandesa, Ben van Beurden (55) ingressou na Shell em 1983 após graduar-se com mestrado em Engenharia Química pela Delft University of Technology, na Holanda. A carreira de Ben na Shell abrange tanto atividades de Upstream quanto Downstream, incluindo uma série de funções operacionais e comerciais, com cerca de 10 anos no negócio de GNL.

Em janeiro de 2005, Ben se tornou vice-presidente de Excelência em Refino na sede em Houston, EUA. Na função, foi responsável por padrões de qualidade operacional e iniciativas de alto desempenho em refino e fabricação de produtos químicos.

Em dezembro de 2006, foi nomeado vice-presidente executivo de Produtos Químicos na sede em Londres, Reino Unido. Durante seu mandato, Ben foi nomeado para os conselhos de várias associações de liderança da indústria, incluindo o Conselho Internacional de Associações de Produtos Químicos e o Conselho Europeu da Indústria Química. Em janeiro de 2013, foi nomeado diretor de Downstream e passou a integrar o Comitê Executivo da Shell.

Ben é casado, tem três filhas e um filho. Gosta de ler, correr e viajar com sua família.

Carolina Araujo – carol@caja.com.br