Jump menu

Main content |  back to top

Novidades e press releases

Shell Eco-Marathon Américas 2013 contará com três equipes brasileiras

Rio de Janeiro - Mais de 1.000 estudantes do ensino médio e universitários de toda a América estão se esforçando para preparar seus veículos a tempo para a sétima competição da Shell Eco-marathon Américas, em Houston, a ser realizada entre os dias 4 e 7 de abril. Lá, todos terão como objetivo superar a conquista do ano passado de 925 km por litro, atingida por uma equipe da escola Mater Dei, de Evansville, Indiana. Três equipes brasileiras irão competir este ano.uperar recorde de 925 km por litro atingido no ano passado

 

Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina estão trabalhando com um prazo apertado para deixar seu veículo ainda mais leve e eficiente que o do ano passado, quando a equipe conseguiu ficar entre os 10 melhores da categoria Protótipo movido a gasolina. Eles estão ansiosos para retornar à competição esse ano, com o objetivo de ficar entre os 3 primeiros da mesma categoria. Também participam as equipes brasileiras ECOFET, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, de Belo Horizonte, com o carro Ecofet 08, movido a etanol; e a equipe Eco-Veículo, da Universidade Federal de Itajubá (MG), com o carro BlackVOLT, movido a bateria elétrica.

“A Shell Eco-marathon é uma demonstração visível de como todos nós podemos lidar diretamente com a demanda crescente de energia em todo o mundo de forma responsável", diz Mark Singer, Gerente de Projetos Globais da competição. E conclui: "A Shell Eco-marathon inspira todos nós a pensarmos na eficiência energética e oferece uma forma de trabalharmos em soluções futuras para a energia de uma forma prática hoje”.

Um protótipo brasileiro já conseguiu o primeiro lugar na competição, que é anual. Em 2009, o projeto da Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG) venceu o prêmio Design na Shell Eco-marathon Américas com seu modelo inovador e arrojado, batizado de Sabiá 6. Desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da Escola de Design, o veículo foi inspirado em carros Bugattis da década de 30, e no super-herói Homem de Ferro.

Além do Brasil, equipes do Canadá, México e Estados Unidos irão colocar os seus superveículos à prova este ano. Em todo o mundo, a Shell Eco-marathon atrai os futuros líderes em ciência e engenharia apaixonados por encontrar soluções para os desafios globais de energia.

Sobre a Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é um programa global que desafia estudantes do ensino médio e de universidades a projetar, construir e testar os veículos mais eficientes em termos de energia. Com eventos anuais nas Américas, Europa e Ásia, esta inovadora competição desafia os futuros cientistas e engenheiros a percorrerem a maior distância utilizando a menor quantidade de energia.

 

Para mais informações, visite: www.shell.com/ecomarathon/americas