Main content | back to top
Novidades e press releases
Shell Eco-Marathon Américas 2013 contará com três equipes brasileiras
Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina estão trabalhando com um prazo apertado para deixar seu veículo ainda mais leve e eficiente que o do ano passado, quando a equipe conseguiu ficar entre os 10 melhores da categoria Protótipo movido a gasolina. Eles estão ansiosos para retornar à competição esse ano, com o objetivo de ficar entre os 3 primeiros da mesma categoria. Também participam as equipes brasileiras ECOFET, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, de Belo Horizonte, com o carro Ecofet 08, movido a etanol; e a equipe Eco-Veículo, da Universidade Federal de Itajubá (MG), com o carro BlackVOLT, movido a bateria elétrica.
“A Shell Eco-marathon é uma demonstração visível de como todos nós podemos lidar diretamente com a demanda crescente de energia em todo o mundo de forma responsável", diz Mark Singer, Gerente de Projetos Globais da competição. E conclui: "A Shell Eco-marathon inspira todos nós a pensarmos na eficiência energética e oferece uma forma de trabalharmos em soluções futuras para a energia de uma forma prática hoje”.
Um protótipo brasileiro já conseguiu o primeiro lugar na competição, que é anual. Em 2009, o projeto da Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG) venceu o prêmio Design na Shell Eco-marathon Américas com seu modelo inovador e arrojado, batizado de Sabiá 6. Desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da Escola de Design, o veículo foi inspirado em carros Bugattis da década de 30, e no super-herói Homem de Ferro.
Além do Brasil, equipes do Canadá, México e Estados Unidos irão colocar os seus superveículos à prova este ano. Em todo o mundo, a Shell Eco-marathon atrai os futuros líderes em ciência e engenharia apaixonados por encontrar soluções para os desafios globais de energia.
Sobre a Shell Eco-marathon
A Shell Eco-marathon é um programa global que desafia estudantes do ensino médio e de universidades a projetar, construir e testar os veículos mais eficientes em termos de energia. Com eventos anuais nas Américas, Europa e Ásia, esta inovadora competição desafia os futuros cientistas e engenheiros a percorrerem a maior distância utilizando a menor quantidade de energia.
Para mais informações, visite: www.shell.com/ecomarathon/americas