26º Premio Shell de Teatro divulga a lista dos indicados

Lista contempla espetáculos que estrearam no segundo semestre deste ano

Rio de Janeiro, 9 de Dezembro de 2013

A Shell acaba de anunciar a segunda lista dos indicados de São Paulo à 26ª edição do Prêmio Shell de Teatro. Os espetáculos desta etapa concorrerão ao prêmio juntamente com os indicados na lista do primeiro semestre.

O espetáculo “Cantata para um bastidor de utopias” levou o maior número de indicações em São Paulo no segundo semestre: concorrerá nas categorias Direção, Cenário e Música. “Os adultos estão na sala” e “A morte de Ivan Ilitch” também se destacaram, ficando com duas indicações cada. A primeira poderá receber o prêmio de Melhor Atriz e Melhor Autor e a segunda concorrerá nas categorias Atriz e Iluminação.

A homenagem especial do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo deste ano irá para Eva Wilma, pelos 60 anos dedicados ao teatro – de “Uma mulher e três palhaços” a “Azul resplendor: o brilho de uma estrela”.

Confira a relação completa dos indicados do segundo semestre ao 26º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Autor:
Claudia Schapira por “Antígona recortada, contos que cantam sobre pousospássaros”
Hugo Possolo por “Eu cão Eu”
Michelle Ferreira por “Os adultos estão na sala”

Direção:
Antunes Filho por “Nossa cidade”
Rogério Tarifa e Rodrigo Mercadante por “Cantata para um bastidor de utopias”

Ator:
Cassio Scapin por “Eu não dava praquilo”
Chico Carvalho por “Ricardo III”

Atriz:
Cácia Goulart por “A morte de Ivan Ilitch”
Michelle Boesche por “Os adultos estão na sala”

Cenário:
Bira Nogueira por “Folias Galileu”
Rogério Tarifa por “Cantata para um bastidor de utopias”

Figurino:
Cassio Brasil por “O burguês fidalgo”
Miko Hashimoto por “Operação trem-bala”

Iluminação:
Fran Barros por “Vestido de Noiva”
Lucia Chediek por “A morte de Ivan Ilitch”

Música:
Jonathan Silva e William Guedes por “Cantata para um bastidor de utopias”
Otávio Ortega e Lucas Santtana por “O duelo”

Inovação:
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos pela pesquisa e pelo resultado na criação de sonoridades e partituras corpomusicalizadas em “Antígona recortada, contos que cantam sobre pousospássaros”.

Os Satyros pela projeção, permanência e abrangência do evento “Satyrianas” na condição de fenômeno histórico-artístico e social.

Premiação
O vitorioso de cada categoria receberá uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é ponto de referência nos palcos brasileiros. É oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Inovação.

O júri de São Paulo é formado por Alexandre Mate, Carlos Colabone, Marici Salomão, Mario Bolognesi e Renata Melo.

Assessoria de Imprensa Shell Brasil: