Jump menu

Main content |  back to top

Novidades e press releases

Shell reúne especialistas do setor de petróleo e energia em seu 2º Encontro de Inovação

Rio de Janeiro - O 2º Encontro de Inovação da Shell, realizado nesta quinta-feira no Jardim Botânico (RJ), reuniu especialistas da própria companhia e do mercado para discutir os desafios e inovações tecnológicas para atender à futura demanda global de energia.

André Araujo, presidente da Shell Brasil Petróleo, abriu o evento lembrando que a inovação faz parte da estratégia da empresa, que completa 100 anos de operação no país em 2013. “Não podemos falar de inovação e tecnologia sem falar do mundo ao nosso redor, que cresce a cada dia”. E finalizou: “O Brasil tem grandes desafios, mas também grandes oportunidades de prover energia”.

Cientista chefe mundial da Shell, Gerald Schotman falou sobre o ‘Papel da inovação e tecnologia para garantir um futuro de energia sustentável’. Segundo o executivo, a inovação faz parte do DNA da Shell: “Inovação está relacionada à forma com que pensamos e criamos novas parcerias. Na Shell, nós buscamos inovar até mesmo na forma de inovar”, brincou Schotman, que abordou a importância do gás natural para o futuro, destacando sua crescente parcela na produção da companhia.

Mediado pelo jornalista George Vidor, o evento contou ainda com dois painéis. Do primeiro - ‘Novas tecnologias para exploração em águas profundas’ – participaram: Alvaro Belloso, Gerente do Projeto BC-10 da Shell Brasil Petróleo; Osman Tosun, Gerente do Projeto Bijupirá & Salema, também da Shell; Paulo Couto, Vice-Presidente de Tecnologia da FMC Technologies, e Marcos Isaac Assayag, Gerente Executivo do Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello).

Abordando o tema ‘Desenvolvendo o potencial do Gás Natural’, o segundo painel contou com a participação de Alexandre Cerqueira, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Governança da Shell Brasil Petróleo; Symone Araújo, Diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia; e também de Gerald Schotman.

Além das palestras, o público presente contou com uma exposição sobre inovação, onde pôde conferir as mais recentes tecnologias implementadas em projetos da Shell no Brasil e ao redor do mundo. A área de exposição contou ainda com o carro de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina que, em 2012, participou da Shell Eco Marathon – maratona de eficiência energética promovida pela Shell.

Page Tools