Jump menu

Main content |  back to top

 

Os anos 80 foram marcados pela alta dos preços do petróleo. O fenômeno desaqueceu a economia mundial -- o que, ao lado de outros fatores, fez o mundo mergulhar em depressão, o que fez esse período ser chamado pelos historiadores de “década perdida”.

Mesmo com os desafios econômicos, a Shell manteve altos investimentos no país e diversificou seus negócios. Em 1980, a indústria automobilística nacional lançou os primeiros carros a álcool. A empresa apoiou a expansão do combustível e lançou a campanha “Você pode confiar no álcool”.

Em 1981, 65% dos postos Shell já estavam equipados para o abastecimento do produto. Outras novidades vieram no mesmo ano: o lançamento do lubrificante Shell Luma e a chegada das bombas eletrônicas aos postos.

O ano de 1981 também foi especial para a parceria da empresa com a cultura nacional, pois foi criado o  Prêmio Shell de Música. A edição de número 162 da Notícias Shell, publicada em dezembro de 1981, mostrava com orgulho o comentário do Jornal do Brasil sobre o sucesso da ideia:

“Se valer a opinião de quantos assistiram no (teatro) João Caetano ao concerto Sempre Pixinguinha (um dos homenageados, ao lado de Villa-Lobos), a Shell atingiu a finalidade a que se propôs, de lançar um prêmio para uma área das artes nacionais”.

Frente à proibição da propaganda de combustíveis, a empresa usou a criatividade, com promoções, investimento pesado no marketing dos lubrificantes e iniciativas como o Shell Responde, uma publicação lançada em 1982 e voltada para a educação no trânsito.

Em 1985, a Shell começou a patrocinar a McLaren. Foram 10 temporadas, que renderam seis campeonatos mundiais de construtores e sete de pilotos, como Niki Lauda, Alain Prost e Ayrton Senna.

A primeira loja de conveniência em posto de serviços do país foi inaugurada em São Paulo em 1987, sob a marca Express. No ano seguinte, surgiu o Clube Irmão Caminhoneiro Shell.

Dois anos depois, nasceu o Prêmio Shell de Teatro, que abrange as cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Page Tools