Jump menu

Main content |  back to top

 

A década começou com o estabelecimento de uma das parcerias mais importantes da empresa. Foi quando a Shell passou a fornecer combustível para a Ferrari.

Em 1952, foi inaugurado o Departamento de Produtos Químicos, em São Paulo, para a comercialização de materiais químicos de uso industrial e defensivos agrícolas. Além disso, a empresa trocou de nome novamente: de Shell-Mex Brazil Limited passou a se chamar Shell Brazil Ltda.

Os anos 50 foram de grandes mudanças para a indústria petrolífera no Brasil. As forças estatizantes foram vitoriosas e o monopólio estatal sobre a exploração e produção de petróleo foi instituído em 1953, com a criação da Petróleo do Brasil, a Petrobras.

A partir de então, por mais de 40 anos a distribuição e a revenda de produtos de empresas privadas permaneceram sob forte controle estatal.

O ano de 1954 foi marcado pelo lançamento, no varejo, do primeiro combustível diferenciado no Brasil: a Gasolina Shell com I.C.A. (Ignition Control Additive). Infelizmente, o combustível ficou apenas alguns meses no mercado, sendo retirado devido ao alto custo da importação do aditivo.

No governo de Juscelino Kubitschek, deu-se um crescimento industrial sem precedentes. Foi um período de incentivo à entrada de capital estrangeiro, expansão do setor de transportes e aumento do consumo.

Um dos marcos desse momento de vanguarda para a companhia aconteceu em 1957.

Foi quando a bandeira Shell reafirmou o seu pioneirismo, sendo a primeira a chegar a Brasília, com a inauguração, durante as obras de construção da nova capital, do primeiro posto de abastecimento e serviços do Distrito Federal.

É o que a Revista Shell do segundo trimestre daquele ano chamou de a “autêntica marcha para o Oeste”.

O ano também foi marcado por mais uma mudança de sede: O Edifício Shell, na Praça XV, foi desapropriado, em virtude da construção do Elevado da Perimetral. O escritório central se transferiu para a Avenida Rio Branco, também no Centro do Rio.

Um ano depois, em 1958, o Brasil se sagrava campeão mundial de futebol. A Shell também pôde comemorar uma importante vitória: recebeu a Medalha do Mérito na Segurança no Trabalho, entregue pelo ministro da área.

Ferramentas de Página